Riscos Psicossociais do Trabalho

Riscos Psicossociais do Trabalho

Os riscos psicossociais são fatores que podem contribuir com o estresse ou adoecimento mental dos colaboradores. Sua existência, geralmente, está relacionada a:

🔹 Rotina de trabalho


Como, por exemplo, desempenhar atividades repetidas, em ritmo e volume intenso. Por outro lado, atividades mais complexas, que impõem mais pressão e responsabilidade, também podem ser fatores para os riscos psicossociais.

🔹 Organização do trabalho


São os aspectos que dizem respeito ao expediente, às horas extras e aos trabalhos nos finais de semana. Algumas empresas, por natureza, podem apresentar essas particularidades, como startups ou empresas familiares.

🔹 Estrutura organizacional


Cultura organizacional fragilizada, conflitos interpessoais, competitividade exagerada e falta de recompensas são agentes que colocam os colaboradores em risco psicossocial.

Os riscos psicossociais têm o potencial de causar transtornos mentais e até mesmo acidentes de trabalho. É importante que sua empresa invista em meios de quantificá-los e reduzi-los!

️ Acompanhe nossas redes para mais informações.

Se você precisa de um parceiro para te ajudar com a realização de cálculos judiciais, conte com a gente.

Clique aqui e fale conosco como podemos te ajudar, não deixe de acompanhar o nosso blog, pois costumamos postar dicas interessantes para a sua empresa.

Postagens Recentes

  • Blog

Perito Oficial x Assistente técnico: você conhece o papel de cada um no processo

Tanto o Perito Oficial quanto o Assistente Técnico são figuras importantes no contexto da perícia…

  • Blog

Artigo 879/CLT: Liquidação de sentença

Você sabe como funciona um processo trabalhista que envolve cálculo contábil? As etapas para apresentação…