A rescisão de contrato não é uma situação feliz, mas é uma realidade dos negócios. É possível, no entanto, conduzir o processo com ética e empatia, diferente do que acontece na maioria das empresas.
Confira nossas 7 dicas:
🔹 Diálogo curto e simples: Quando se trata de rescisão, chegar ao ponto rapidamente é a maneira mais fácil de lidar com o processo. Ofuscar os reais motivos da demissão ou passar muito tempo antes de chegar ao ponto não vai ajudar você ou o colaborador.
🔹 Demonstre compaixão: Perder o emprego pode ser uma experiência altamente traumática. Como empregador, você tem o poder de moldar a narrativa e usar uma linguagem para evitar que o funcionário internalize os sentimentos negativos.
🔹 Fale com sua equipe: Explicar a situação permite que você defina o tom em relação à demissão e garante que quaisquer rumores em potencial sejam apagados antes que tenham tempo de ganhar força.
🔹 Seja honesto: A ansiedade e a incerteza em relação a quem será ou não demitido deixarão uma impressão duradoura nos funcionários que você planeja contratar. Por isso, é importante atenuar alguns dos riscos sendo honesto.
🔹 Faça isso cara a cara: Você deve dar a notícia a seu funcionário pessoalmente. Enviar outro recurso ou fazê-lo remotamente, mostra incapacidade de lidar com adversidades e falta de respeito pelo funcionário.
🔹 Forneça apoio: No caso de uma rescisão por inadimplência ou disciplina, ajudar os funcionários a fazer a transição para um novo trabalho sem problemas é sempre uma boa ideia.
🔹 Ofereça feedback: É importante explicar ao funcionário a razão pela qual está sendo demitido. Se isso tem a ver com desempenho ou má conduta, ofereça a ele um feedback crítico.
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